Translate Maria's WorLd

sexta-feira, setembro 13, 2013

10 anos depois...

Se há 10 anos atrás eu soubesse exatamente onde estaria 10 anos depois,…tentaria ter mudado logo de rumo!!!
Mas,… assim não foi… ou assim não teve de ser!

 [Fonte: Pinterest]

Há 10 anos atrás entrava pela primeira vez em salas de aula,…enquanto professora de Filosofia. J 
O ensino da Filosofia, ano após ano, foi fazendo parte da minha pele, parte de mim! [Desculpem-me os amigos e amigas, que tantas vezes deixei de lado em prol desta vã Filosofia!!!] E… aprendi a viver assim, a espalhar a Filosofia como se da Vida se tratasse!
Ensinar é das coisas mais maravilhosas que podemos ter a oportunidade de ser/fazer [quando se gosta, claro!], porque do outro lado que nos ouve recebemos sempre um feedback que se transforma em aprendizagem. E que mágico é podermos viver, ao longo dos dias da vida, a ensinar e a aprender!
Felizes daqueles que têm essa oportunidade e a reconhecem J

Esta noite, por outros motivos, tive de ir ao baú das memórias fotográficas de há 13 anos atrás. Rever registos fotográficos de faculdade, conclusão de licenciatura, estágio, primeiros anos de ensino, fez-me pensar se tudo aquilo valeu a pena… se o brilho no olhar um dia irá voltar… se a magia voltará a acontecer! Era tudo tão diferente! Acreditávamos tanto naquilo que estávamos a viver! Sentíamos que estávamos a traçar um caminho, o caminho.

10 anos depois percebi que o caminho tem muitos percursos, usa labirintos e dá muitas voltas inesperadas. Por um lado, ainda bem que assim é. Mas, por outro, é quase como ver um Sonho morrer!

[Fonte: Pinterest]

E assim, hoje, já sem esperança [porque sou realista], fui informada sobre a publicitação das listas de contratação inicial e de reserva de recrutamento de pessoal docente. O atraso na publicitação das listas já não me admirou, dado o respeito com que temos sido tratados e as políticas economicistas que têm estado em voga. O resultado foi mesmo aquele que eu já acreditava que seria. Não, não está relacionado com o pensamento negativo! Está relacionado com a perceção da barbaridade que estão a fazer ao nosso sistema de ensino e à nossa Filosofia!

Admito que, no ano passado, quando vi/vivi a mesma situação, fiquei chocada! Embora a situação já fosse caótica, pelas opções que tinha feito, ainda tinha esperança de ir parar a qualquer cantinho de Portugal, tal como sempre tinha acontecido desde o primeiro dia. Foi como…um balde de água fria atirado em todas as minhas direções! Pior do que isso foi ver o ano a passar e: não ver horários a concurso, ver horários ridículos/longínquos, ver horários já pré-definidos para pessoas específicas!

Desde então, tenho procurado outros rumos, outros caminhos, mas… ainda não me encontrei absolutamente. A crise profissional deu lugar a uma crise existencial. 
Por tentativas de aproximações e erros, vou encontrando o meu lugar no Mundo! Quando erro, desço o degrau. Quando desço o degrau, procuro outra motivação que me faça voltar a subir.
Não tem sido fácil, mas já estive mais longe do que hoje estou.

[Fonte: Pinterest. Montagem 1981 MM.]

Afinal de contas, “o caminho faz-se caminhando”, recordando o meu grande poeta Fernando Pessoa. “Faz-se caminhando, porque não há caminho, porque este só se faz ao caminhar”, explicação sábia de António Machado, poeta espanhol.


Talvez a mudança de rumo seja mesmo…AGORA…ou esteja para breve!


Está a acontecer…ou melhor…estou a fazer por acontecer!

[Fonte: Pinterest]

E vocês? Estão a caminhar? Estão a fazer por acontecer?

[Fonte: Pinterest]

2 comentários:

  1. muito bom este post serio. olha fiquei seguidor do teu blog, passa pelo meu espaço e faz o mesmo se quiseres, senao amigos na mesma!!

    http://ocarteiravazia.blogspot.pt /

    ResponderEliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)