Translate Maria's WorLd

quinta-feira, setembro 19, 2013

Desacelerar o SPA...

Independentemente de sofrerem da SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) ou visitarem muitos SPAs, aqui ficam 15 dicas derivadas da Teoria da Inteligência Multifocal, que Augusto Cury partilha no seu livro “Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas” para aprendermos a desacelerar o pensamento.

[Foto 1981 MM.]

Podemos pô-las em prática todos os dias ou um dia de cada vez!
Se quiserem, podem até praticar uma ferramenta por dia, durante os próximos quinze dias.
Siiiiiiiim??
Depois, quero saber os resultados J

[Fonte: Facebook]

Dia 1 J Fazer micro-relaxamentos de curta duração durante o dia (um ou dois minutos), em casa, na escola ou na empresa. Nesses momentos, resgatar experiências agradáveis, sonhos, projetos,…

Dia 2 J Sentir prazer nos pequenos estímulos da vida diária, tais como abraços, toques, elogios, flores, sorrisos, fins de tarde,…

Dia 3 J Estimular as crianças a aprender a ler, a arte, a música, a plantar flores, desenvolvendo atividades que exaltam a concentração e produzem um lazer mais lento e profundo. Propor música ambiente relaxante no seu local de trabalho.

Dia 4 J Investir em sonhos que encantam, inspiram, que não trazem lucro para o bolso, mas rendimentos para a emoção. [O autor distingue sonhos de desejos: para ele, sonhos são projetos de vida; desejos são intenções superficiais, que geram consumismo e ansiedade.]

Dia 5 J Libertar o imaginário, estimular a inventividade, superar a prisão da rotina e das mesmas coisas.

Dia 6 J Considerar o sono um momento inviolável. Recusar-se a levar problemas para esse pequeno espaço. Se possível, dormir nos fins de semana mais do que 8 horas. [hmmm…gosto MUITO desta sugestão!!]

Dia 7 J Considerar os fins de semana um tempo sagrado e, portanto, nunca os utilizar como extensão do trabalho. [uuuuui que isto é uma missão impossível para muitos de nós!!!]

Dia 8 J Não sofrer por antecipação, não se angustiar por factos que não aconteceram, não fazer o «velório» antes do tempo.

Dia 9 J Usar a arte da crítica contra cada pensamento perturbador, perturbação descabida, ideia castradora e imagem mental aterradora.

Dia 10 J Usar a arte da dúvida contra tudo o que é doentio e nos controla, em especial o conformismo, o pessimismo, a autopiedade e a punição.

Dia 11 J Desenvolver o amor inteligente e proteger a emoção, dando-se aos outros sem esperar excessivamente o retorno ou o reconhecimento das pessoas próximas, porque é necessário termos consciência que as pessoas mais íntimas são as que mais nos podem decepcionar.

Dia 12 J  Se a existência é tão breve, devemos procurar vivê-la intensamente, com aventura, encanto e rodeados de amigos. Também é importante tirar férias regularmente (em vez de um mês inteiro de férias por ano, o ideal seria tirar dois períodos de 15 dias, um em cada semestre).

Dia 13 J Não cobrar muito de si e nem dos outros. Quem cobra muito não está apto para relaxar e conviver com prazer com as pessoas.

Dia 14 J Os problemas são para ser resolvidos e não vividos. Ter qualidade de vida quando resolvermos todos os nossos problemas é uma falsa crença, porque os problemas existirão até ao nosso último suspiro. Todos temos problemas! Fazem parte da vida! É preciso aprender a relativizá-los, até porque há sempre quem tenha problemas maiores e mais graves do que os nossos! Não se esqueçam disso, nem vivam a queixar-se daquilo que não têm, mas apreciem aquilo que já conquistaram!

Dia 15 J Desfrutar a vida como um espetáculo imperdível (este espetáculo termina sempre mais depressa do que temos consciência). Viver devagar. Apreciar os momentos. Desfrutar.

Vamos desacelerar o nosso pensamento?

[Fonte: Facebook]

Sugestão de desaceleramento:

Por experiência própria, pôr tudo isto em prática num só dia parece uma missão impossível, deixa-nos ainda mais ansiosos e quase nos leva à loucura.
Mas, se, inicialmente, praticarem uma dica por dia irão perceber a vossa SPA a desacelerar e melhorar.
Não sei se têm o hábito de usar agendas, notebooks ou post-its, mas se espalharem estas dicas pelos próximos dias (uma por dia), esta tarefa torna-se mais fácil! Acreditem!

[Fonte: Pinterest]

[Fonte: Pinterest]

Vamos começar juntos?

Então, hoje é dia de… micro-relaxamentos J

[Fonte: Pinterest]

1 comentário:

  1. Sem saber ja fiz uma das dicas. No dia 8 começei um diario de gratidao, que me obriga avaliar os pequenos prazeres da vida, e ser grata pelo que JA tenho.

    ResponderEliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)