Translate Maria's WorLd

sexta-feira, janeiro 24, 2014

21 dias, porquê?

Na última publicação trouxe-vos a vontade de re-criar novos hábitos e perguntei-vos se conheciam a teoria/técnica dos 21 dias. Já a ouço há sensivelmente 3 anos, mas fiquei sempre pela teoria, sem aplicar na prática.

Depois de ler vários artigos, descobri que há alguma controvérsia quanto à origem desta teoria. Por um lado, há quem remonte esta prática a fontes filosóficas, metafísicas, numerológicas, astrológicas e sabedorias antigas, ensinadas, nomeadamente, na Índia e por outras culturas milenares.
Por outro lado, há dados científicos que provam que a teoria dos 21 dias foi desenvolvida por Maxwell Maltz, cirurgião plástico, graças à observação dos seus pacientes, os quais só reparavam nas mudanças promovidas pelas cirurgias depois de 21 dias de operação. Durante a recuperação, os pacientes imaginavam o resultado positivo e sentiam-se cada vez mais entusiasmados. Posto isto, M. Maltz concluiu que:
J …para colocar a teoria em prática é preciso repetir o nosso desejo durante 21 dias consecutivos.
J …o entusiasmo e a motivação são ferramentas importantes que possibilitam criar novos hábitos, executar mudanças em pouco tempo e conquistar grandes mudanças. Isto acontece na medida em que a motivação é aquilo que te faz começar e aquilo que te mantem nesse caminho já é o hábito!

[Fonte: Pinterest.]

Porquê 21 dias?

[Fonte: Google.]

É sabido que cada um de nós é diferente do outro e o número de variáveis individuais é muito grande para identificar qual o exato período de tempo adequado para que cada um de nós forme um hábito. Mesmo assim, o período de 21 dias é considerado suficiente pelos que praticam a técnica, embora ressalvem que alguns hábitos mais complexos necessitam de repetição espaçada no tempo, incrementada por profissionais (um Coach ou um Psicoterapeuta), para uma melhor garantia de sucesso.

Todavia, sabe-se que a formação de um hábito é uma “construçãoneurológica (exige a formação de novos caminhos sinápticos no cérebro), que não acontece em dias, mas sim em semanas, no mínimo. Se persistirmos em fazer a mesma coisa durante muito tempo, o nosso cérebro acostuma-se, deixa de investir e de prestar atenção, entra em “modo zombie”/automático e pára de aprender. [Acho que todos nós temos exemplos práticos desta constatação!!!] Pelo contrário, se realizarmos essa tarefa por pouco tempo, não teremos suficientes benefícios de consolidação das mudanças neurológicas que servem de base para a mudança e implantação de um novo hábito. [Acho que também temos exemplos práticos disto, em várias dimensões da nossa vida!!! Por exemplo, ter ído no outro dia ao gym, pela primeira vez em 6 meses, não significa que já tenha criado um hábito…ainda me resta um longo caminho de 20 outras vezes pela frente!!! E esta noite foi apenas a segunda vez!!!]

Esta técnica pode também ser considerada como um ritual que proporciona significado à mudança, na medida em que confere uma data de início, uma meta definida e uma data de término específicas, mantendo o entusiasmo e motivação pela mudança, através do estímulo permanente da novidade.

Existe, também, quem defenda que este número foi definido como uma forma de motivar as pessoas, no sentido em que, em menos de um mês, se torna possível criar um novo hábito. Não devemos ser auspiciosos e acreditar que podemos criar vários hábitos ao mesmo tempo. É preferível focar um hábito de cada vez, para que o seu resultado seja eficaz. [Eu sei que, para nós, mulheres, isto torna-se extremamente complicado, visto que somos especialistas em fazer várias coisas ao mesmo tempo! Mas, desta vez, temos mesmo de fazer um esforço para nos aproximarmos do método masculino – uma coisa de cada vez!!! ;) hehehe]
De acordo com esta perspetiva, podemos criar 1 novo hábito por mês. E, assim sendo, no final de um ano, podemos ter a possibilidade de criar 12 novos bons hábitos.
O que vos parece?

[Fonte: Pinterest.]

É um facto que já estamos no 23º dia do 1º mês e, portanto, lá se vai a oportunidade dos 12 novos hábitos por ano. Mas, ainda vamos a tempo de concretizar 11 novos hábitos em 2014.

[Fonte: Pinterest.]

Será que tens 11 novos hábitos para criar?
Queres pensar neles?

[Fonte: Pinterest.]

Em breve, darei sugestões para porem em prática novos hábitos! J

Sem comentários:

Enviar um comentário

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)