Translate Maria's WorLd

terça-feira, janeiro 21, 2014

Re-criar novos hábitos

[Fonte: Pinterest.]

Quase 6 meses sem ir ao gym foram suficientes para perceber que preciso de re-criar um novo hábito, por diversos motivos. Para 6 meses, 6 motivos.


[Fonte: Pinterest.]

Primeiro: quando abandonamos algo que nos faz tão bem torna-se ainda mais difícil recomeçar [mesmo reconhecendo os seus benefícios físicos e mentais]. É muito mais confortável deixar para logo, para amanhã, para depois. O curioso é que quando chega esse logo, esse amanhã e esse depois surgem novos compromissos que não podemos recusar – as vidas pessoal, social e profissional chamam por nós e trocam-nos as voltas. E mesmo que essas vidas não chamem por nós, arranjamos sempre uma boa desculpa para deixar para outro logo, outro amanhã e outro depois. E, assim sucessivamente, vamos contando os meses e martirizando a mente.

[Fonte: Pinterest.]

Segundo: embora 3 desses meses tenham sido suspensos [no gym que frequento podemos suspender 3 meses por ano], consecutiva e alternadamente, não me ajudaram a ganhar motivação para regressar ao gym [ingenuamente, pensava que o facto de não poder ir ao gym me levaria a ter mais vontade de regressar quando tal fosse possível.]. Confesso que nos meses anteriores a esses já me martirizava por estar a perder o hábito. Na melhor das hipóteses que já tinha conseguido, estavam 16 visitas ao gym num mesmo mês. Na pior delas, mais do que um mês com zero visitas.

[Fonte: Pinterest.]

Terceiro: os últimos meses de 2013 estragaram os kg que tinha perdido antes do verão, ora pelos coffee-break diários, ora pelas consecutivas visitas ao sushi [descobri que o sushi é das refeições que mais pode engordar!!!!OMG!], ora pelos excessos que a época natalícia exige. E isto torna-se GRAVE quando já vivemos na terceira década de vida. Depois dos 30, é muuuuuito mais difícil perder peso [e estou a referir-me a 1, 2, 3 ou 4 kg!!!] – é um facto!

[Fonte: Pinterest.]

Quarto: quase 6 meses depois, se o percurso não fosse o mesmo, diria que tinha trocado de gym sem saber. Embora alguns dos rostos sejam os mesmos, o espaço sofreu algumas alterações, especialmente no balneário feminino. A entrada forrada com jardim de bambu considero ser apelativa, mas tantos espelhos tornam o espaço confuso – não sei se estou a olhar para um espelho ou para outro corredor de cacifos! Além disso, é assustador ver espelhos em todo o lado. Segundo a teoria da minha mana, é propositado – obriga-nos a olhar para nós próprias e pensar que precisamos de lá ir todos os dias porque o nosso aspeto exterior ainda não é o desejado. Estaremos diante de uma técnica de marketing?

[Fonte: Pinterest.]

Quinto: nas várias dimensões da minha vida, sou prova experiente da teoria que defende que “tudo demora mais tempo do que o previsto”. Com a preparação do saco do gym não ia ser diferente. E com a chegada ao balneário também não. Desaprendi a rotina de preparar o saco, desaprendi a rotina daquilo que envolve estar num balneário. A boa notícia é que podemos sempre re-aprender o que desaprendemos.

[Fonte: Pinterest.]

Sexto: depois de tanto tempo, a elíptica, a bicicleta e a passadeira esperavam-me com mais paciência do que outrora. O fôlego esteve longe de ser o mesmo, mas insisti, persisti e 500 calorias foram queimadas. Vou deixar a cadeira de lado e amanhã o desempenho será melhor! E daqui a alguns dias espero regressar às aulas de que gosto!

6 meses. 6 motivos. 
Mas…para tudo...o motivo maior temos de ser nós próprios!


[Fonte: Pinterest.]

Se preciso re-criar um novo hábito, o que me sugerem?
Já ouviram falar da técnica dos 21 dias?


Dizem os entendidos que um hábito demora 21 dias a criar. Será?
Na próxima publicação dar-vos-ei a conhecer esta técnica. J

Curiosidade:
Hoje é dia 21! J

 [Fonte: Pinterest.]

4 comentários:

  1. Excelente e motivador post..também estou em luta depois de ter recuperado há uns tempos uns quilos que tinha emagrecido e ter decidido mudar o meu estilo de vida!
    Bom dia! Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Muito Obrigada, Maria, por teres virado na próxima curva e teres encontrado os Mundos desta outra Maria :) Fico FELIZ por ter conseguido transformar este tema em algo motivador! :) Com força, persistência, luta e insistência estou certa que irás mudar o teu estilo de vida :) Quando queremos muito, conseguimos mais ainda! Por isso, vamos lá!!!! :) FELIZES dias, Maria!
      1981 beijinhos motivadores para o teu objetivo :)

      Eliminar
  2. eu tambem ja parei ha uns meses, entretanto inscrevi-me mas estive la um mês devido a projectos que tinha em mão não andava nem com paciência nem com tempo para ir lá. mas definitivamente tenho de voltar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Olá Vanessa, sempre Chic ;) Depois de ter suspenso os meses possíveis, também pensei que conseguiria ir, mas os muitos projetos em que estive envolvida roubaram-me as energias todas e fui sempre adiando! Temos de ser persistentes e pensar o quanto nos faz bem, física e mentalmente! Por isso, se queres MESMO voltar, FORÇAAAAAA :) Eu voltei lá hoje :) 1981 beijinhos cheios de boas energias para os teus dias :)

      Eliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)