Translate Maria's WorLd

domingo, março 23, 2014

21 outra vez... 22... 23...

É verdade que já falei deste número no primeiro mês do ano – aqui – mas, desta vez, pretendo recordar a importância deste 21 no terceiro mês. É que 21 de março é um dia cheeeeeeiiiiiiiiooooooo de dias que deveriam andar connosco todos os dias! Já não bastava o início da Primavera e o Dia Internacional da Felicidade na véspera [tal como divaguei nesta última publicação aqui], que agora celebramos outros dias que não deveriam ser esquecidos nos próximos 365...

Portanto, 21 de março é dia
J Internacional da Trissomia 21/Síndrome de Down

[Adaptado do vídeo: 1981 MM.]

Sobre este assunto, poderia escrever muuuuuuito, mas aproveito para aconselhar a leitura da publicação da minha querida Happy Woman, porque “um cromossoma a mais… não significa um futuro a menos.” Acreditem que vale a pena ler isto, aqui!!

E não posso deixar de partilhar este “Querida Futura Mãe”, porque “pessoas com Síndrome de Down podem viver uma vida feliz” e porque “todos têm o direito de ser felizes”:


Arrebatador, não é??

[Adaptado do vídeo Dear Future Mom: 1981 MM.]

Curiosidade: Não é por acaso que este dia se celebra a 21/03.. O dia 21 personifica a Trissomia 21, visto que a alteração genética é causado no cromossoma 21 – um dos 23 pares de cromossomas do cariótipo humano. Este cromossoma 21 é o menor cromossoma humano, aparecendo em duplicado no ser humano. Porém, no caso das pessoas com Síndrome de Down, este cromossoma aparece triplicado, total ou parcialmente. Ou seja, surge uma 3ª cópia do cromossoma 21. Por isso mesmo, o mês indicado para comemorar esta data sem preconceitos é março, o 3º mês do ano. 
Bem pensado, não é??

J Mundial da Poesia

[Fonte: Google. Montagem: 1981 MM.]

Em prol da diversidade linguística e da promoção da leitura, escrita e ensino da poesia em todo o mundo, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) proclamou este dia mundial, em 1999. 

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Sobre a poesia, também poderia escrever muuuuuuito, mas nunca seria suficiente para descrever o que ela sente, como ela sente, o que ela vive, como ela vive, o que ela é, como ela é. Ela, a poesia, é de todos – de todos aqueles que a quiserem para si mesmos. A poesia é intimidade. Uns, mergulham nela. Outros, porque se afogam com as palavras, fogem. Mas, quem estiver predisposto a abrir o coração, encontra o sentido da sua poesia. Porque, a poesia, na medida em que é intimidade, é sua, é minha, é nossa. É do poeta, enquanto inspirado inspirador, que busca explicação para tudo o que nos causa dor, amor. É do leitor, enquanto intérprete inspirado da dor ou do amor. A poesia pode ser uma, mas é duas também. Uma, quando poeta e leitor se imiscuem na mesma pessoa, no sentido em que a mensagem transmitida é a mensagem recebida, sem filtros, nem demais interpretações. A poesia é duas também, quando poeta e leitor são duas pessoas diferentes, na medida em que a mensagem transmitida não é a mensagem recebida, ganhando, por isso, novas interpretações. Aqui, a poesia ganha, não perde [como vulgarmente se pensa]!

[Fonte: Google. Montagem: 1981 MM.]

Sem hermenêuticas nem interpretações, partilho contigo e convosco um pouco do meu preferido poeta Fernando Pessoa:

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]




J Internacional da Eliminação da Discriminação Racial

[Fonte: Google. Montagem 1981MM.]

ONU instituiu o dia 21 de Março como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, em memória do Massacre de Shaperville. Perguntam vocês que massacre foi este? Leiam aqui!

São muitas as pessoas que se dedicam à defesa da igualdade entre as pessoas, isto é, que lutam contra a discriminação racial, bem como outros tipos de discriminação (género, social, sexual, religioso, cultural,…). 
Desde Martin Luther King (recordar aqui), a Malcolm X (conhecer ali), a Nelson Mandela (recordar aqui), a Ti, a Mim e a todos nós que, diariamente, entendemos que somos todos diferentemente iguais. Mais do que entender, é preciso fazer alguma coisa por isso, começando por pequenos grandes gestos!

 [Fonte: Google. Montagem: 1981 MM.]



Depois deste último vídeo, conta-me como é que te sentirias se fosses Tu?
Observa-te e observa os outros em teu redor! Observem-se! São contra o preconceito apenas nas palavras ou nos gestos também? Não basta derrubar o preconceito nas atitudes! É preciso derrubá-los, essencialmente, nos comportamentos!!

J da Árvore ou da Floresta

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Embora vivamos num mundo cada vez mais artificial e citadinho, é curioso perceber o quanto o ser humano corre para junto da natureza, na busca do seu bem-estar, seja ela o mar ou a montanha, o parque da cidade ou a árvore lá de casa. Este dia mundial tem como objetivo sensibilizar o mundo para a importância das florestas e da preservação das árvores, na manutenção da vida na Terra. Este dia foi celebrado pela primeira vez em 1872, mas apenas em 1912 chegou ao nosso país.
No melhor dos mundos possíveis, este dia merece que, cada um de nós, plante uma árvore ou uma semente, diminua o consumo de papel ou abrace uma árvore centenária.

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Se vos agrada alguma destas ideias, juntem-se a esta causa e plantem uma ideia:


Digam lá que o 21 não merecia outra vez destaque nos 1981 mundos da maria??
Para esta Maria daqui, o 21 faz todo o sentido, seja pela Primavera, pela Árvore, pela Floresta, pela Poesia, pela Trissomia 21, pela Igualdade Racial.

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Todos aprendemos que depois do 21, há sempre um 22. E neste 22 comemora-se outro dia mundial. Desta vez, quem ganha protagonismo é a Água, um dos quatro elementos primordiais da natureza! Um recurso que pensamos inesgotável, mas que é cada vez mais esgotável!

[Fonte: Google. Montagem: 1981 MM.]

 Tens tido cuidado com a água que és? [já que cerca de 75% do nosso corpo é constituído por água!]
E com a água que bebes? [eu continuo em luta com um dos meus desejos para 2014 – beber mais água!! Tão difícil para mim!] E com a água que usas? [sempre que fazes uso deste recurso natural, pensas se estás a desperdiçar ou a utilizar para um fim útil?]
Já paraste para pensar nisto?

[Fonte: Pinterest. Montagem: 1981 MM.]

Propositadamente, alio este dia à música “Águas de Março” de Elis Regina & Tom Jobim! Conhecem? Aqui e agora só para vocês:


E como depois de um 22, chega sempre um 23, desejo que neste domingo 23 encontrem um momento para vocês!

[Fonte: Pinterest.]

Curiosidade: Hoje é o dia do Naturólogo, Acupuntor, Naturopata, Quiropata e Terapeuta Natural.

Já procuraram e experimentaram alguma destas vertentes da medicina alternativa? 

1 comentário:

  1. Datas importantes, sem sombra de dúvida! Bom, bom era lembrarmo-nos destas causas todos os dias... Obrigada pelos excelentes comentários ao meu humilde estaminé! Também partilhei esse vídeo da T21, que é assim arrebatador!:)

    ResponderEliminar

:) Os Mundos da Maria agradecem a tua visita! Espero que fiques por estes mundos e que voltes sempre que quiseres :)
:) Se chegaste aos meus Mundos, faz-me chegar os teus Mundos também :)